Integração e Implementação do ESG
Este curso fornece uma visão geral dos c...
O que é transustentabilidade? Como gerar inovação a partir de práticas regenerativas?
Esse curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema da transustentabilidade a partir de uma abordagem sistêmica e complexa. Preparar para mudanças exponenciais no atual contexto de transição socioecológica para uma sociedade mais sustentável e com práticas regenerativas das organizações, das comunidades e cidades.
O que é transustentabilidade? Como gerar inovação a partir de práticas regenerativas?
Esse curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema da transustentabilidade a partir de uma abordagem sistêmica e complexa.
Desenvolver processos colaborativos e prototipagem de projetos sustentáveis e regenerativos aplicados a organizações, comunidades e cidades em diversos contextos socioculturais com ênfase no pensamento sistêmico.
Compreender os princípios do pensamento sistêmico e complexo a fim de agir de forma sistêmica no mundo.Lidar com a dinâmica ecossistêmica das realidades complexas, voláteis, incertas, ambivalentes.
Refletir sobre quem somos, onde estamos e para onde queremos ir enquanto indivíduos, sociedade (grupos/organizações/comunidades) e humanidade.
Conhecer práticas transustentáveis aplicadas à diferentes contextos socioecológicos / bioculturais.
Desenvolver uma visão positiva de como contribuir para a construção de sistemas socioecológicos / bioculturais baseados nos princípios regenerativos.
Compreender a realidade socioecológica do contexto para a transição para organizações / cidades / comunidades mais afetivas, diversas, generosas e regenerativas.
Aprender a utilizar a ferramenta de advocacy para construir estratégias de incidência, transformar comportamentos e ações visando organizações / comunidades / cidades ecointeligentes, resilientes, sustentáveis e regenerativas.
Estimular o design colaborativo e a cocriação de estratégias e projetos de transição para um mundo transustentável.
Apresentação teórica-conceitual
Aprendizagem baseada em problemas - Problem Based Learning
Aprendizagem baseada em projetos - Project Based Learning
Design colaborativo e ferramentas on-line para colaboração
Estudos de caso.
Administradores, Arquitetos e Urbanitas, Cientistas Sociais, Comunicólogos, Economistas, Engenheiros, Gestores, Psicólogos, Profissionais do Turismo e Lazer, Tecnólogos, Ativadores Urbanos e Mobilizadores e interessados em desenvolver habilidades propostas pelo curso.
30 horas - 11 módulos/aula, sendo 2h por módulo/aula. 06/06 a 10/06 (primeira semana) e 20/06 a 25/06 (segunda semana) Sendo último dia, sábado dia 25/06/2022 o dia inteiro.
Doutor em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC/SP. Pesquisador no Núcleo de Estudos da Complexidade – COMPLEXUS no Programa de Pós- Graduação em Ciências ...
Pós-Doutoranda do Programa Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/USP. Doutora em Ciências Sociais / Antropologi...
CRONOGRAMA:
A sustentabilidade é sustentável;
Abordagem sistêmica para um mundo em transição;
Adaptação e resiliência em ecossistemas bioculturais complexos;
Os Objetivos do Bem Viver (OBV) – mais que desenvolvimento sustentável;
Desenhando novas realidades – caminhos para a transustentabilidade;
Práticas regenerativas – inspirações para um mundo ecologizado;
Cidades Resilientes, Inclusivas, Sustentáveis e Regenerativas;
Das Cidades Inteligentes às Cidades Afetivas;
Advocacy: o poder da mobilização;
Design colaborativo – cocriando projetos de transição para realidades generosas e regenerativas.
Este curso fornece uma visão geral dos c...
A bioeconomia no Brasil; Soluções e prod...
Além do arcabouço legal que define regra...
Regularização fundiária. Ocupação do ter...
Apresentar, segundo uma abordagem prátic...
Trazer elementos práticos de operações e...
As organizações do futuro viverão um cen...
O novo marco regulatório do saneamento b...